Logotipo ou Logomarca, Qual o Termo Certo?
Essa é considerada uma das maiores dúvidas entre empreendedores e até mesmo os consumidores. Separamos uma explicação para a diferença entre logotipo ou logomarca:
A palavra “logomarca” pode ser encontrada em dicionários e até fazer parte de muitos vocabulários, mas “logotipo” é o termo correto. “Logo” é abreviação de logotipo.
Logotipo é considerado um arranjo visual já que é composto por tipologia, símbolos, desenhos ou um ícone, que tem como função representar uma marca para que ela seja reconhecida pelas pessoas.
Logotipo ou Logomarca?
Logotipo está na parte manual das identidades visuais de marcas, tendo características únicas que a torna identificável através de suas cores presentes também na empresa ou produtos fornecidos pela marca.
Com origem grega, a palavra “logotipo”, ou “logos”, tem o significado de ciência, estudo e tratado. Entretanto, Sócrates e outros filósofos decidiram ampliar o significado, que também passou a ser “razão”.
O termo logomarca deriva das palavras “logos” (“significado” ou “conceito”) e “marka” (“significado”). Traduzindo as duas, ficaria literalmente “significado do significado”, transformando a palavra em um pleonasmo. Portanto, esse não é o termo ideal.
O termo “logotipo” é a junção da palavra “logos” (significado ou conceito) com a palavra “typos” (símbolo). Então, a tradução fica “significado de um símbolo”, que é o termo perfeito para descrever a representação visual de uma empresa.
Apesar de o termo “logomarca” ser considerado errado, ainda pode ser encontrado em dicionários com o significado de logotipo. Por isso, ainda confunde muitas pessoas que buscam o significado de logotipo ou logomarca.
Por que ter um logotipo?
- Aproxima o contato da marca com o público, pois seus consumidores sentirão que te conhecem melhor;
- Distinção da marca perante a outras empresas do mesmo ramo, afinal, todos queremos comprar produtos e serviços originais;
- Transmite autoridade e comprometimento;
- Melhora a identificação da empresa.
Podemos usar um exemplo comum e fácil de ser notado: a empresa Apple, na qual o símbolo da maçã leva identidade para o público, sendo facilmente reconhecida.
Outros exemplos desse mesmo caso são as empresas Nike, Lacoste e McDonalds, que é composto por uma letra M mas as pessoas também reconhecem somente pelas cores vermelho e amarelo.
Tire suas dúvidas
Agora que você já sabe a diferença entre logotipo e logomarca, acabou a confusão na hora de falar sobre marcas. Se quiser conversar com um especialista e tirar suas dúvidas, fale com a nossa equipe aqui.